Dar mesada para o filho, os prós e contras

Tempo de leitura: 3 minutos

Dar mesada para o filho, mês-a-mês, pode ajudar ele em diversos aspectos, não só financeiramente. Ele aprende a ter, entre outras coisas, responsabilidade, autonomia e até a se planejar para o médio e longos prazos.

Por outro lado, dependendo de como os pais lidam com esse recurso, os resultados podem ser opostos. Alguns pontos, relacionados a seguir, merecem atenção …

mesada-para-filhos-04

Alguns Prós

A mesada para o filho ensina sobre a vida prática

Ao dar mesada para o filho, os pais podem supervisionar a forma como os filhos usam o dinheiro, dando algumas orientações que valerão para a vida toda. A criança vai perceber como é importante conferir o valor do troco se está certo, por exemplo, aplicando contas da matemática financeiras básicas em seu dia a dia, de forma prática.

A mesada para o filho permite poupar desde cedo

Mas, para isso, os pais devem incentivar e ainda dar o exemplo. Por exemplo fazer uma poupança específica para a sua filha mais velha, que tem aquele sonho de viajar para o exterior quando fizer 15 anos. Faça um plano, para que ela economize por meses, e, depois disso, vibrem juntos pela conquista.

A mesada para o filho ensina a fazer planos

É fundamental dar autonomia, sem interferir demais nas escolhas que o filho fará – e é previsível que ele cometa alguns erros, como gastar impensadamente, principalmente no início.

Mas com o tempo, as crianças aprenderão a efetuar planos mas, para isso, os pais têm que deixar os filhos lidarem com suas finanças. Como os pais serão a fonte dos recursos, eles terão o controle da situação, mas de forma indireta.

mesada-para-filhos-02

A mesada para o filho ensina a lidar com a frustração

Em algum momento da vida, todo mundo precisa aprender a lidar com os prazeres e as frustrações relacionadas ao dinheiro. Ao dar mesada, os pais têm a oportunidade de antecipar essa experiência, preparando os filhos para a vida adulta, quando erros de administração financeira poderão trazer consequências mais graves.

Alguns Contras

A criança achar que o dinheiro estará sempre garantido

Como ela está acostumada a receber uma quantia fixa todo mês, pode entender que, no futuro, será sempre assim, porém a economia vive de momentos cíclicos e ensinar isso ao seu filho é fundamental para que ele pratique conceitos mais elaborados de poupança e saber economizar em momentos difíceis da economia.

Pensar que o dinheiro vem fácil…

Aprender o valor do dinheiro no presente e no futuro é muito importante para seu filho, explicar para ele como os pais ganham dinheiro e como se preparam para estar aptos a exercer suas profissões é fundamental para que seu filho valorize o dinheiro que seus pais com um ato de amor lhes confiam uma determinada quantidade mensal. Faça com que ele entenda isso.mesada-para-filhos

Entender o dinheiro como a única forma de reconhecimento

Tome muito cuidado para não tornar seu filho um mercenário. Dinheiro é algo importante, mas não é o mais importante ele é sim uma forma de o mercado tende a recompensar um trabalho bem feito por isso o dinheiro não é um fim a ser perseguido e sim uma consequência de um trabalho que gera resultados para um cliente final ou uma organização que promove e melhora a vida das pessoas na sociedade.

Fonte: universa

Disclaimer: Se alguma dessa imagem lhe pertence favor entrar em contato pelo atendimento@intercasamoveis.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *