5 maneiras de preparar seu bebê para creche

Tempo de leitura: 3 minutos

Utilize-se de “Baby Steps” este pode ser o fator mais importante em como seu pequeno se adapta aos cuidados infantis da sua creche. Existem diversas maneiras de preparar seu bebê para creche, mas os especialistas concordam que as crianças se adaptam a novas situações de cuidado infantil em momentos diferentes.

A maioria das crianças fica confortável depois de algumas semanas, mas a idade e o temperamento certamente afetam o tempo que ela pode levar.

Os bebês com menos de seis meses geralmente não experimentam o tipo de ansiedade de separação que pode prolongar com o tempo de transição para bebês e crianças mais velhas.

creche-para-as-criancas-02

Nos casos em que eles têm uma dificuldade particular, o ambiente pode não ser um bom ajuste. Por exemplo, uma criança que é facilmente superestimulada pode ter problemas em uma creche, mas vai se sair bem com menos crianças em cuidados domiciliares. Há muitas coisas que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a cuidar das crianças.

A seguir, algumas dicas para você começar a estimular seu filho para a creche:

1. Encontre maneiras divertidas de falar sobre a rotina da creche:

Os especialistas concordam que as crianças se adaptam a novas situações de cuidado infantil em taxas diferentes. A maioria das crianças fica confortável depois de algumas semanas, mas a idade e o temperamento certamente afetam o tempo que ela pode levar.  Os bebês com menos de seis meses geralmente não experimentam o tipo de ansiedade de separação que pode prolongar o tempo de transição para bebês e crianças mais velhas.

Nos casos em que eles têm uma dificuldade particular, o ambiente pode não ser um bom ajuste. Por exemplo, uma criança que é facilmente super estimulada pode ter problemas em uma creche, mas vai se sair bem com menos crianças em cuidados domiciliares.

creche-para-as-criancas-03

2. Visite a instalação da creche com o bebê primeiro: 

Ir para a creche antes do primeiro dia ajudará o seu filho a se familiarizar com o ambiente e lhe dará um ponto de referência quando você falar sobre onde ele ou ela ficará “hospedado”. Os bebês e crianças geralmente se dão bem com os pais, trazendo-os e ficando por algumas horas, por alguns dias. Para crianças em idade pré-escolar, pode ser útil deixar o pai ou mãe sair por algumas horas para facilitar a entrada no programa.

3. Explique os horários da creche:

Tornar o seu filho consciente da sua agenda durante o dia é fundamental. Fale com as crianças sobre a programação diária. Diga-lhes o que esperar para o tempo das brincadeiras com outras bebês, lanches, descanso e brincadeiras ao ar livre.

Não faz mal criar um ritual de despedida. Algumas crianças sabem que recebem um certo número de abraços e beijos antes de levarem os pais até a porta, ou ficarem ansiosos para acenar até que os pais estejam fora de vista.

4. Não provoque atos de desaparecimentos repentinos:

O pai que foge em vez de dizer adeus corre o risco de prejudicar o senso de confiança de uma criança. É melhor oferecer a segurança de uma explicação, como mamãe tem que ir trabalhar e sair com um beijo e um abraço. E assim ajudar a preparar seu bebê para creche.

5. Trazer itens especiais de casa:

Ter algo especial em casa, como um cobertor ou bichinho de pelúcia, pode ajudar as crianças em uma nova situação de creche, especialmente durante a transição de “adeus”. “É importante que o item seja algo de casa – é uma conexão para eles”.

Estudos mostraram que bebês podem ser acalmados quando há fotos de membros da família ou mesmo itens de roupas dos pais em seus berços durante o dia.

creche-para-as-criancas

Espero que essas dicas de preparar seu bebê para creche ajudem seu filho a passar com mais suavidade por esse período de adaptação a uma nova realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *